Pequim (China) – A estreia de Beatriz Haddad Maia no WTA 1000 de Pequim foi um sucesso. Após conquistar o título em Seul no último domingo e subir cinco posições no ranking, a número 1 do Brasil e 12ª do mundo derrotou a chinesa Sijia Wei, 140ª colocada, por 7/5 e 6/4 em 1h56 de partida. Esta vitória marca a quinta consecutiva de Bia no circuito.
Como cabeça de chave 13 em Pequim, Bia avançou diretamente para a segunda rodada do torneio em quadras de piso duro na capital chinesa. Wei, por sua vez, veio de uma vitória sobre a romena Elena Ruse na última quinta-feira. A próxima adversária da brasileira será a vencedora do confronto entre a norte-americana Madison Keys, 24ª do mundo, e a espanhola Sara Sorribes, 104ª no ranking. Bia tem um histórico equilibrado contra Keys, com uma vitória e uma derrota, e lidera a disputa contra Sorribes por 5 a 2.
A paulista de 28 anos participa da chave principal na China pela segunda vez em sua carreira, buscando uma vitória inédita. Na edição anterior, foi eliminada na estreia pela italiana Jasmine Paolini. Em 2017, tentou a fase de qualificação, mas não obteve sucesso. Com apenas 180 pontos de distância do top 10, Bia defendia apenas 10 em Pequim e já soma 65 por ter avançado uma rodada. Se avançar para as oitavas de final, garantirá 120 pontos e poderá enfrentar a número 2 do mundo, Aryna Sabalenka.
Primeiro set apertado e virada no segundo
Enfrentando uma adversária nova, Bia encontrou algumas dificuldades no início, passando por oscilações no primeiro set. Após conseguir a primeira quebra no terceiro game, não conseguiu manter a vantagem e sofreu o empate, tendo salvado outros três break points.
No sexto game, o saque da brasileira foi novamente ameaçado, mas ela evitou duas novas chances de quebra. A partir daí, Bia dominou o jogo, conseguindo a quebra decisiva no 11º game e sacando em seguida para fechar o set.
Mais confiante, a brasileira abriu 0-40 e teve três break points logo no início do segundo set, mas não conseguiu concretizar. Wei, aproveitando a chance, conseguiu sua primeira quebra, abrindo 4 a 1. A partir desse ponto, Bia entrou no jogo e buscou a virada, vencendo cinco games consecutivos, cedendo apenas três pontos à adversária.
Os números finais mostram que Bia teve 63% de acerto no primeiro saque, vencendo 69% desses pontos, e 50% com o segundo serviço. Ela marcou quatro aces e cometeu oito duplas faltas, cinco no primeiro set e três na segunda parcial.