Como PSG Moldou Arteta: Lições de Pochettino e Apoio de Okocha

Mikel Arteta, hoje treinador do Arsenal, deu seus primeiros passos como líder no Paris Saint-Germain, onde esteve emprestado aos 18 anos. Com a difícil missão de se destacar em um meio-campo repleto de estrelas como Pep Guardiola e Xavi no Barcelona, o jovem espanhol foi para o PSG, onde conviveu com nomes de peso como Jay-Jay Okocha, Nicolas Anelka e o argentino Mauricio Pochettino, a quem Arteta chama de “irmão mais velho” e “pai no futebol”.

Pochettino, então com 10 anos a mais, rapidamente criou um vínculo com Arteta, e o elogiou por sua visão tática e liderança. Segundo o argentino, Arteta “já era um treinador”, mesmo aos 18 anos. O técnico do PSG na época, Luis Fernandez, confiou no jovem para atuar em uma posição mais recuada, onde sua maturidade e habilidade tática se destacaram.

Com o apoio de Pochettino e as lições aprendidas com Okocha, Arteta foi essencial para a equipe do PSG, marcando seu primeiro gol no empate de 2-2 contra o Lille. Embora o time tenha enfrentado dificuldades naquela temporada, esses momentos moldaram o treinador de sucesso que Arteta se tornaria.

Notícias de hoje