Poucos tenistas entendem o impacto do destino como Sonay Kartal. A britânica de 22 anos começou o ano com medo de não jogar mais em 2023 devido a um problema de saúde que a levou a passar “entrando e saindo do hospital”.
Oito meses depois, Kartal conquistou seu primeiro título no WTA Tour em Monastir e entrou no top 100 mundial pela primeira vez.
“Eu não sabia se estaria apta a jogar nesta temporada”, disse Kartal ao BBC Sport, refletindo sobre o seu ano transformador.
A temporada começou positivamente com uma vitória em um torneio da ITF, mas logo a incerteza tomou conta com a piora em sua saúde. Após tratamentos e exames, ela só pôde voltar a competir em abril, e desde então tem superado todas as expectativas.
Kartal venceu torneios consecutivos, se classificou para a chave principal de Wimbledon, e alcançou seu maior objetivo até o momento ao entrar no top 100 após sua vitória em Monastir.
Kartal, que é amiga de longa data de Emma Raducanu, agora está focada em consolidar seu lugar entre as melhores, com o objetivo de se classificar diretamente para o Australian Open.